Quais são as vantagens do uso do SMS para a comunicação interna?

Uma mensagem de texto via celular é um ótimo meio de comunicação, em tempo real, com os clientes. Mas você sabia que o SMS também é muito eficiente para a comunicação interna? Atualmente, as pessoas ficam praticamente 24 horas por dia conectados aos aparelhos celulares. Além disso, os textos são curtos e diretos, sendo mais fáceis de serem lidos e respondidos do que um e-mail.

Como as empresas podem utilizar o SMS para se comunicar com seus empregados?

Lembretes de reuniões

Há tanta coisa acontecendo dentro da empresa! O dia a dia corporativo costuma ser tão cheio de compromissos para a maioria dos profissionais que, às vezes, reuniões e teleconferências acabam sendo esquecidas. É possível resolver esta questão através do envio de alertas à equipe com o horário, o local e o assunto da reunião.

Se os colaboradores usam smartphones, pode-se, inclusive, integrar a mensagem às agendas eletrônicas para que elas sejam disparadas automaticamente.

Mensagens emergenciais

Sabe aquelas decisões de última hora? De repente, aconteceu algo na empresa que impeça seus colaboradores de poderem trabalhar. É provável que eles não olhem seus e-mails antes de sair de casa, mas se for enviada uma mensagem rápida informando que não haverá expediente e chamando para ver mais detalhes na caixa de entrada, um número maior de profissionais não perderá a viagem.

Pesquisas de clima

Empregadores e empregados estão sempre se esforçando para fazer da empresa um lugar melhor para se trabalhar e é este tipo de cooperação que conduz a uma melhoria real. Por meio do SMS, é possível uma parceria do RH com a equipe de Comunicação, enviando uma mensagem com um link para um formulário de pesquisa. Alguns dias antes do fim do período de resposta, também pode ser enviada uma mensagem de lembrete.

Recrutamento interno e externo

Muitas empresas gostam de contar com os talentos internos para preencher oportunidades antes de buscar no mercado. Através do SMS elas podem oferecer fácil acesso para vagas disponíveis em vez de enviar e-mails. Com isso, até os profissionais que não ficam muito tempo em frente ao computador terão a oportunidade de se candidatar.

O SMS também pode ajudar no recrutamento externo. Por que gastar dinheiro para promover as vagas da sua empresa através de anúncios impressos, outdoors ou feiras de emprego? Basta ter os contatos telefônicos de possíveis candidatos e enviar um texto curto convidando-os para participar do processo seletivo!

Engajamento de equipes

Líderes podem manter suas equipes mais bem informadas e engajadas por meio de SMS. Os inúmeros compromissos que eles têm não podem distanciá-los das pessoas responsáveis pelo sucesso das suas entregas. Ao usar o SMS para enviar mensagens rápidas com instruções e motivação, esses líderes se mostram presentes.

Comunicação com colaboradores que estão fora da empresa

As equipes de vendas que viajam e visitam clientes não podem ter suas reuniões interrompidas por telefonemas e, muitas vezes, passam muitas horas sem consultar e-mails. Então, qual é a melhor maneira de fazer contato com estes profisisonais? Enviando mensagens de texto via celular!

Teste agora o envio de SMS gratuitamente!

Vantagens que o SMS traz para a comunicação interna

Baixo custo

É muito mais barato enviar SMS que investir em sites, TV corporativa, mala direta, por exemplo. Além disso, o próprio trabalho de preparar a mensagem se torna mais rápido, diminuindo a dedicação de um profissional para preparar artes e textos maiores.

Alcance

Pense naqueles colaboradores que atuam em áreas técnicas e que costumam não acessar e-mails o tempo todo. Com o SMS, eles também ficarão por dentro dos comunicados da empresa, em tempo real. O mesmo acontece com aqueles que estão em viagem ou trabalhando em home office.

Rapidez

Algumas decisões corporativas são tomadas de última hora e a comunidade interna precisa saber antes que a notícia se espalhe pela mídia, por exemplo. Com poucos caracteres, é possível satisfazer a necessidade comunicacional, evitando surpresas e mitigando possíveis crises.

Eficácia

O e-mail corporativo tem uma grande funcionalidade operacional. As pessoas estão tão acostumadas a receber demandas e resolver problemas por e-mail que, muitas vezes, não são impactadas por mensagens importantes que a empresa quer que elas saibam. Ao enviar um SMS, a rotina comunicacional é quebrada e as chances da mensagem se fixar aumentam consideravelmente.